APRENDIZAGEM SOCIAL DE BANDURA


   A teoria de Albert Bandura afirma que os comportamentos sociais são aprendidos num determinado contexto através da observação de um modelo de referência, geralmente, figuras paternais, professores ou treinadores. Estes serão, então, modelos sociais cujos comportamentos o aprendiz tenderá a imitar. Não será necessário experienciar uma ação para a aprender. Ao observar um comportamento de um modelo, a tendência será reproduzi-lo e tal não acontece exclusivamente com crianças. Ao longo da vida, estamos constantemente a aprender através da observação e, por isso, estamos perante uma teoria desenvolvimental.

   O modelo através do qual se observam os comportamentos assume um papel fundamental no que concerne ao seu grau de qualificação ou ao seu nível de afetividade e influência perante quem observa. Imaginemos um cenário em que queremos aprender a saltar nas barreiras de atletismo. Se, perante nós, tivermos um desconhecido sem provas dadas na área e, na pista ao lado, um praticante da modalidade, obviamente, guiar-nos-emos por aquilo que o segundo nos demonstrar. Ora, Bandura fala-nos de quatro condições para a modelagem. São elas: a atenção onde atendemos às características e capacidades do modelo e do observador, a retenção do que se observa, a reprodução motora e as consequências, ou seja, se o observador foi capaz de reter o conhecimento.

   Esta teoria ajuda-nos a perceber a influência que comportamentos inadequados terão em quem os observa. As crianças são quem mais se guia por esta forma de aprendizagem social e os seus maiores modelos de referência são os pais. Se estes apresentarem comportamentos completamente desajustados àquilo que, socialmente, é aceitável, como, por exemplo, agressões, os seus filhos irão assumir que tais atitudes são as corretas e reproduzi-las-ão. As consequências são graves quer a curto, médio ou a longo prazo. A criança irá assimilar estes comportamentos como sendo normais e quem sofrerá com isso serão os seus pares e, principalmente, eles próprios.

CONTACTOS:

Francisco Silva - up202006686@edu.fade.up.pt 
Gabriel Fonseca - up202004065@edu.fade.up.pt
Gaspar Almeida - up202007206@edu.fade.up.pt
José Ribeiro - up202007074@edu.fade.up.pt  
Contacto do Grupo - psicdesenvfadeup@gmail.com

 
FADEUP 2021 - Turma B 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora