APRENDIZAGEM SOCIAL NA PRÁTICA DESPORTIVA

   Como foi exposto anteriormente, além da aprendizagem comportamental, grande parte da aprendizagem dos indivíduos decorre através da interação com os outros. Essa teoria sustenta a importância de sermos bons exemplos e bons modelos para as crianças. Em especial no desporto, essa ideia é de suma importância e merece devida reflexão por parte dos intervenientes desportivos, principalmente os treinadores(as) da formação.


   Os (As) treinadores(as), muitas vezes, acabam por ser uma referência para os jovens atletas, pois são os condutores da prática que as crianças demonstram muito interesse e prazer. Assim sendo, consistem em exemplos para os atletas, por conseguinte os seus comportamentos serão constantemente observados e muito possivelmente reproduzidos pelas crianças. Logo, os treinadores devem ter grandes cuidados em relação aos seus comportamentos, seja no treino ou fora dele.

   Dentre os principais pontos que os treinadores(as) devem ter em atenção estão:

  • Evitar comportamentos agressivos (por exemplo discutir com arbitragem); 

  • Evitar atitudes e falas de caráter preconceituoso;
  • Evitar a valorização do antijogo;
  • Repudiar comportamentos agressivos e negativos por partes dos jovens;
  • Demonstrar atitudes inclusivas e éticas;
  • Apresentar comportamentos positivos e adequados.

   Além do treinador demonstrar comportamentos positivos e ser um bom modelo para os atletas, é importante que o treinador promova estratégias - no decorrer do treino e fora dele - para potencializar a aprendizagem através da observação. Nesse aspeto, o objeto de aprendizagem pode ir além de comportamentos, podendo também incluir habilidades e ações específicas da modalidade. Como exemplos de estratégias para potencialização da aprendizagem por meio da observação, temos:

  • Exibição de vídeos de atletas que são referência da modalidade em questão;
  • Promoção de situações nas quais os atletas observam seus colegas executarem determinada ação;
  • Promoção de atividades em grupo (já consiste em algo inerente aos desportos coletivos);
  • Estímulo aos atletas corrigirem e orientarem os companheiros;
  • Estimular discussões entre os atletas acerca dos conteúdos do treino.

   Ainda sobre como fomentar a aprendizagem pela observação, no caso do próprio treinador(a), uma maneira de se proporcionar isso é por meio de ações de "Benchmarking".

   Em suma, a aprendizagem através dos outros que estão a nossa volta é muito influente no desenvolvimento dos indivíduos. No caso desportivo, o principal modelo nessa aprendizagem é o treinador(a), pois ele(a) acaba por ser uma das principais referências das crianças no desporto que praticam. Logo, é crucial que os treinadores(as) sejam um bom modelo e que exprimam comportamentos positivos e adequados aos jovens atletas.  

CONTACTOS:

Francisco Silva - up202006686@edu.fade.up.pt 
Gabriel Fonseca - up202004065@edu.fade.up.pt
Gaspar Almeida - up202007206@edu.fade.up.pt
José Ribeiro - up202007074@edu.fade.up.pt  
Contacto do Grupo - psicdesenvfadeup@gmail.com

 
FADEUP 2021 - Turma B 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora